segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Python


Há alguns meses, por um ou outro motivo, coloquei na cabeça que eu deveria aprender uma linguagem de programação. Como onde eu trabalho tem muito desenvolvimento em Java, resolvi estudar essa linguagem. Acontece que enquanto eu estudava Java, conheci o Python. Na verdade, conheci novamente, já que havia feito um curso de Python anos atrás, mas ficou só nisso, não dei continuidade a esse conhecimento.

Então, deixei o Java um pouco de lado e comecei a estudar Python de novo. Dessa vez me inscrevi na lista Python-Brasil (excelente lista por sinal), e pedi a indicação de alguns livros. Dentre os livros indicados, comecei com "Python para Desenvolvedores". Baixei a versão em PDF daqui, e comecei a estudar. Mas quando chegou a uma determinada altura do livro, achei que eu não estava conseguindo entender direito, então resolvi ler outro livro e verificar se o problema era meu ou do livro. Assim, comecei a ler "Aprenda computação com Python", que pode ser baixado aqui. Já li mais da metade do livro, e estou gostando.

Paralelo a essa leitura, tentei contagiar alguns colegas do trabalho com o Python, e acho que eles "pegaram corda". Cabe dizer aqui que não sou desenvolvedor (pelo menos ainda!), e sempre trabalhei na área de redes/infra-estrutura/administração de servidores. E conversando com esse pessoal, conheci o Code Dojo. Li sobre Code Dojo aqui e aqui, e achei interessante a ideia desse método. Um dos colegas, o Francival, participou de um Code Dojo, e falou que realmente é muito interessante para treinar a linguagem e também aprimorar as técnicas de desenvolvimento.

Resumindo, resolvemos começar a realizar Code Dojo, e acho que o negócio está dando certo, pois já realizamos 3 Code Dojo e o quarto já está marcado!

No final de cada Code Dojo, envio, via e-mail, um resumo do problema, o código que conseguimos fazer e a avaliação do encontro (pontos positivos/pontos negativos). Como sei que é meio difícil a gente achar uma mensagem no meio de 1.646.634 de mensagens que tem no GMail, achei mais interessante colocar as mensagens aqui no Blog. Assim, fica mais fácil de localizar quando for necessário, e ainda pode ser que ajudemos alguém com a experiência que estamos tendo. Então, a partir de agora e até alguém sugerir um lugar melhor, vou colocar os resumos dos nossos Code Dojo's aqui.

Nos próximos posts vou colocar também o resumo dos outros 3 Code Dojos que já realizamos, pra ficar como histórico. Então, me aguardem!

Nenhum comentário: