terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Meu primeiro Code Dojo (Segunda e última parte)

Continuando o post "Meu primeiro Code Dojo (Primeira parte)", coloco abaixo o e-mail no qual respondo ao Sebastião sobre a alteração no código que ele fez. A partir daí, eu "aprendi" que existe o pastebin, e passei a colocar o código lá! :-)


Sebastião e galera,

     Legal o uso do "set". Não sabia que funcionava assim, ficou muito bom, aprendi mais uma (aliás, aprendizado é o que não tá faltando!). Gostei também da abordagem pra realizar o sorteio dos pares, o código ficou bem limpo e legível, bem melhor que o meu, coisa de profissional!! :-))

     Pra gente comparar e aprender mais um pouco, neste link tem o código de resolução pra este problema de uma outra galera. A diferença é que eles colocaram mais um detalhe no problema: pessoas da mesma família não poderiam se sortear. Na resolução deles, eles criaram uma classe (seria orientação a objeto?). E um alento pra gente: eles também não conseguiram terminar!!

    E vamos pra frente!!

P.S.: Da próxima vez, prometo colocar o código em um pastebin da vida. :-)

O Rogênio, que só é calado, deu uma corrigida no código alterado pelo Sebastião:
No código que o Sebastião enviou, é preciso alterar a linha 23 para mostrar todas as duplas sorteadas. A pequena alteração pode ser vista em http://pastebin.com/diff.php?i=rHddAWmL
 E o Sebastião concordou com a alteração respondendo o seguinte:
Isso que dá não fazer TESTE antes ... :-)

O Cléoson atentou que para uma lista de 4 mosqueteiros, range(-1, len(lista)-2) ==> range(-1,2) gera os itens -1, 0, 1.
E range(-1, len(lista)-1) ==> range (-1, 3) gera os itens -1, 0, 1, 2

Beleza!

O próximo post, que será o resumo do segundo Code Dojo, deve ficar menor, já que eu "aprendi" a usar o pastebin pra colocar os códigos! :-)

Nenhum comentário: