quinta-feira, 1 de abril de 2010

Usando o Motorola Backflip como modem 3G


Quando comprei meu Backflip, uma das coisas que perguntei à pessoa que estava me atendendo era se ele funcionaria como modem 3G. Ela me respondeu que não, pois a versão atual do Android (1.5) deste aparelho ainda não permitia essa funcionalidade.
Então, resolvi pesquisar à respeito. Bem, na verdade a minha primeira pesquisa foi perguntar pro meu consultor para assuntos "celularísticos", o Ézyo, se era possível. Ele me disse que sim, e ele me indicou uma solução com o Proxoid . Então pesquisei e achei um tutorial na Linux Magazine sobre o assunto (em inglês). Segui o tutorial, e o negócio funcionou. Os passos são simples, veja abaixo:


1. Instale o Proxoid no seu Android, utilizando o Android Market;
2. No telefone, clique em "Menu" -> "Configurações" -> "Aplicativos" -> "Desenvolvimento" e marque "Depuração USB";
3. No seu Linux (eu utilizo no trabalho o Ubuntu 8.04), crie o arquivo 90-android.rules (eu utilizei o terminal e o vim):
   sudo vim /etc/udev/rules.d/90-android.rules
4. Acrescente o seguinte conteúdo no arquivo:
   SUBSYSTEM=="usb", ATTRS{idVendor}=="0bb4", MODE="0666"
5. Salve o arquivo:
   ESC
   :wq
6. Faça o download e descompacte o Android SDK:
    $ wget http://developer.android.com/sdk/download.html?v=android-sdk_r05-linux_86.tgz
   $ tar -xvf android-sdk_r05-linux_86.tgz
   $ cd android-sdk-linux_86/
7. Instale o Android SDK:
   $ tools/android update sdk
   Nesse momento, será feito o download das ferramentas do SDK. Aqui demora um pouco, pois será feito um download de aproximadamente 50MB.
8. Conecte o telefone à sua máquina via USB e inicie o Proxoid.
9. No terminal, vá para o diretório android-sdk-linux_86/tools e digite os seguintes comandos:
   $ cd android-sdk-linux_86/tools
   $ ./adb forward tcp:8080 tcp:8080
10. Caso aconteça o erro "insufficient permissions for device" (comigo aconteceu! :-P ), faça o seguinte:
   10.1. No telefone, vá em "Menu" -> "Configurações" -> "Aplicativos" -> "Desenvolvimento" e confirme se está marcada a opção "Depuração USB";
   10.2. Execute o Proxoid;
   10.3. No seu Ubuntu, digite o seguinte:
      $ cd android-sdk-linux/tools
      $ ./adb kill-server
      $ sudo ./adb start-server
      $ ./adb devices
      $ ./adb forward tcp:8080 tcp:8080
11. Altere as configurações de rede do seu navegador (eu utilizo o Firefox), e configure para que acesse a internet via proxy manual, com HTTP=localhost e Porta=8080, e é só correr pro abraço! :-)
Eu sei que isso pode parecer gambiarra (e eu acho que na verdade é!), mas funciona bem. Eu achei ruim a parte de ter que instalar o Android SDK só pra ter acesso ao dispositivo, mas enquanto não tem uma solução melhor, dá pra usar assim.
Esse procedimento também funciona no Motorola Milestone, e penso que deve funcionar também no Quench e no Dexter, que tem hardwares semelhantes e também tem o Android 1.5. No Milestone, a versão do Android já é a 2.0.1.
Para Windows, tem um aplicativo chamado PDANet. Esse eu ainda não testei, mas assim que fizer posto alguma coisa aqui.

Mais uma vez agradeço ao Ézyo pela consultoria!


Update (05/04/2010 - 13:44h): O procedimento também funciona no LG GW620, que também tem o Android 1.5, conforme informação do Ézyo. Obrigado mais uma vez!


14 comentários:

Ézyo Lamarca disse...

"wq"?
Sai dessa! Usa o "x"!
Ficou muita boa a postagem!
Parabéns!
Compartilhar o conhecimento sempre nos torna melhores!

Cléoson Barreto disse...

Compartilhando o conhecimento: fica a opção pra quem estiver lendo: "x" ou "wq"!
Valeu!

Ézyo Lamarca disse...

O procedimento funciona também no LG GW620 (Android 1.5).

Cléoson Barreto disse...

Ézyo, informação atualizada na postagem. Valeu!!

Marcos Thompson disse...

Estou tenho um Nokia e65 e utilizo ele como modem bluetooth no Fedora.

Estou pensando em comprar o Motorola Backflip e gostaria de saber se é possível utilizá-lo como modem bluetooth ou se só dá pra usar como um "servidor proxy".

A propósito, é possível atualizar o android que vem nele?

Abraço!

Cléoson Barreto disse...

Olá Marcos,
Primeiramente, obrigado pela visita.
Nas pesquisas que eu fiz, só encontrei soluções para usar o Backflip como proxy, se o seu S.O. for Linux. Já no Windows, testei o Pdanet e funciona direto como modem, sem problemas.
Quanto a atualizar o Android, sim, é possível, porém não achei nenhuma atualização para o Android do Backflip. Li, se não me engano em algum fórum, que a Motorola deve liberar uma atualização da versão do Android para o Backflip, que hoje é a 1.5, para a versão 2.0. Mas ainda sem data definida.
Um abraço e volte sempre.

Jerônimo disse...

Olá Cléoson, testei a sua solução (Backflip e Ubuntu 10.04 no meu caso) e funcionou como descrito. O único problema que eu achei, não sei se foi somente comigo, é que mesmo conectando via 3G a velocidade fica muito lenta, talvez por causa do proxy que acredito eu acabe ficando por conta do celular fazer o processamento (me corrija se eu estiver errado) e ele não tem tanta capacidade assim... O caso é que acabei conseguindo fazer através de uma VPN e ficou show de bola, a velocidade de navegação está como previsto nas conexões 3G. Se você quiser testar ou se mais alguém se interessar, publiquei os passos pra criar essa VPN com o celular no meu blog neste endereço http://netbeando.blogspot.com/2010/05/off-topic-ubuntu-104-motorola-backflip.html.

[]'s

Felipe disse...

Amigos,
Funcionou perfeitamente no Motorola Quench (android 1.5), tive que reiniciar a máquina após todas as configurações (problemas com o udev ¬¬). Não que seja de grande utilidade porém ele também roteou as conexões quando o telefone esteve conectado pelo wifi, na falta de placa de rede,porta pci ou algo do tipo...Quench como adaptador wireless ; )

Tutorial claro e objetivo, está de parabéns

Abraços a todos

Cléoson Barreto disse...

Olá Felipe!
Nos meus testes não foi necessário reiniciar a minha estação, mas vale o registro da sua experiência.
Obrigado pela visita! Volte sempre.
Um abraço!

Rose disse...

Olá, pessoal! Iniciante no processo, mas preciso usar um celular como modem. Gostei no LG GW620, mas não sei como fazer para que funcione como modem. Já haviam me dito que não daria. Uso o windowns no note e no pc. Gostaria de algumas dicas, se possível. E como percebi qeu o pessoal é afiado espero que eu consiga aprender e fazer. Andei vendo o Nokia E63 ou o MA3. Numa faixa de preço acessível. Tenho que comprar um celular novo....daí aceito alguma sugestão também. Obrigada! Rose

Rose disse...

Olá, pessoal! Iniciante no processo, mas preciso usar um celular como modem. Gostei no LG GW620, mas não sei como fazer para que funcione como modem. Já haviam me dito que não daria. Uso o windowns no note e no pc. Gostaria de algumas dicas, se possível. E como percebi qeu o pessoal é afiado espero que eu consiga aprender e fazer. Andei vendo o Nokia E63 ou o MA3. Numa faixa de preço acessível. Tenho que comprar um celular novo....daí aceito alguma sugestão também. Obrigada! Rose

kirlia_vix disse...

Ei gente é o seguinte... vcs deram as dicas todas se baseando no linux, eu só tenho o win7, eu to pra comprar o motorola backflip, mas preciso que ele funcione como modem, eu ja tenho nokia n97 mini, mas vou passar pra frente e pegar o motorola, nao conseguir compreender direito a informação que vcs passaram, logicoooo que é pq sou muitoooo leiga no assunto, mas gostaria que me ajudassem, obrigadaaa

Marcos Thompson disse...

Olá kirlia_vix,

Atualmente eu utilizo o backflip como modem no Windows 7 de forma muito simples, basta baixar um software no android market chamado EasyTether e seguir as instruções na tela.

Você terá que baixar um software pra windows e ativar o modo de depuração USB no seu celular.

Se tiver dúvidas de como fazer, pode me mandar um email ou adicionar no MSN/Gtalk: markaum.xp@gmail.com

Jerônimo disse...

kirlia_vix quero te dar um conselho, não compre esse aparelho, já tive um e é muito ruim, na verdade o aparelho em si não é ruim, mas ele está na versão 1.6 do Android e essa versão tem muito bug. Até tem como atualizar ele pra versão 2.1 mas aí o hardware dele não é muito eficiente, você acaba tendo que usar com overclock e nesse caso a bateria é sugada rapidamente. Outro conselho, se você quer um outro aparelho e que o custo benefício dele é muito bom é o Milestone, já existe atualização oficial da Motorola e várias outras alternativas pra usar nesse aparelho. Bom se mesmo com esses 2 conselhos você optar por comprar o Backflip mesmo, siga as instruções do meu blog pra fazer ele funcionar como modem, fiz para o Linux mas um amigo meu que por uma infeliz dica minha na época comprou um Backflip e também se arrependeu, usou essa mesma dica no Windows e funcionava perfeitamente.

O link: http://netbeando.blogspot.com/2010/05/off-topic-ubuntu-104-motorola-backflip.html

[]'s